Liderança na igreja pós-moderna

    "Um excelente líder não é aquele que consegue muitos seguidores, mas sim aquele que forma líderes melhores do que ele"

Esta é uma frase comum nos diversos âmbitos da sociedade, e não é diferente para a igreja de Cristo. Sinceramente, me preocupo como a geração de lideres da igreja pós-moderna que, infelizmente, interessam mais com o número de seus adeptos do que ensinar a sã doutrina (1 Tm 1.11). Homens e mulheres que se deleitaram em seus "tronos pseudo-espirituais", achando-os fazer parte de império teocrático vitalício de direito, lá permanecem confortavelmente. Assim, caem no erro de se acharem "donos da verdade" e donos do poder de controlar a vida de seus "súditos". Não pensam em "criar" uma geração de lideres e sim em manter o seu império a qualquer custo. Sendo assim, acham-se na obrigação de controlar o agir de Deus e até muitas vezes, com altivez de espírito e presunção, de ter o poder sobre a vontade de Deus para a vida de seus discípulos. São ímpios no poder e seus corações estão longe do Senhor (Is 1.21-23; Mq 3.9-11; Mq 7.3,4; Sf 3.3)
No livro de Provérbios capitulo 29, verso 2 diz: “Quando os justos florescem, o povo se alegra; quando os ímpios governam, o povo geme.” É exatamente o que está acontecendo em nossas igrejas. Estamos vivendo dias descritos em 2 Timóteo 4:3 ”Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências”. Entretanto, não podemos aceitar tamanha apostasia. Pois em Romanos 12.2 diz: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Precisamos entender que há um só corpo e um só Espírito (Efésios 4:4-6), e quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele. (1 Coríntios 12:26).
Quanto a estes homens, deixo-os com o Senhor (Is 10.1-4; 3 14, 15; 28. 14, 15, 17 – 20). “Portanto, assim diz o Senhor, Deus de Israel, aos pastores que tomam conta do meu povo: ‘Foram vocês que dispersaram e expulsaram o meu rebanho, e não cuidaram dele. Mas vou castigar vocês pelos maus procedimentos’, declara o Senhor” (Jeremias 23.2).
A igreja precisa vivenciar intensamente o que diz Mateus 28.19 e 20 – “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. – formar discípulos, criando lideres altamente qualificados (treinados dentro do seu chamado), com uma visão ampla do Reino do Senhor, é uma questão de sobrevivência da nossa Fé.

“Todas as árvores do campo saberão que eu, o Senhor, faço cair a árvore alta e faço crescer bem alto a árvore baixa. Eu resseco a árvore verde e faço florescer a árvore seca. " ‘Eu o Senhor falei, e eu o farei’ ". (Ezequiel 17:24)

"Ó ímpio e profano príncipe de Israel, o seu dia chegou, a hora do seu castigo é agora, assim diz o Soberano Senhor: Tire o turbante e a coroa. Não será como antes: Os humildes serão exaltados, e os exaltados serão humilhados.” (Ezequiel 21:25-26)


Por: Jonathan Manhães

6 comentários:

Warley Campos disse...

Excelente postagem!
Que Deus te abençoe cada vez mais, meu irmão. E permita que toda instrumentalidade que há em você concernente a falar o que está no coração de Deus venha à tona, e que rios de Deus jorrem através da sua vida!
Abração!

Unknown disse...

O Amigo, obrigado. Que o Senhor lhe abençoe ricamente!

Isa Costa disse...

Que benção seu blog!!!
Texto Maravilhoso...
Tenho em meu coração Jonathan que o maior exemplo de liderança que temos é o de Jesus Cristo.Ele não pretendia apenas que outros o seguissem, mas que iniciassem um caminho próprio e consciente.Que Deus possa restaurar nossa geração, e fazer de seu povo...verdadeiros discípulos e dessa forma,verdadeiros lideres.
Louvo a Deus pela sua vida...
Abraços amigoO!

Unknown disse...

Ola Isa, Obrigado pelo seu comentário. Concordo plenamente com o que você disse, acrescentou muito o pots...Que Deus lhe abençoe ricamente.

Walter Filho disse...

Esse deve ser o verdadeiro foco do líder cristão, formar um líder tão, ou mais eficiente que ele próprio.

Boa postagem, estou seguindo seu blog, obrigado por nos "seguir" tbm!


God bless you!

Microscopicamente (João 3,30),
Walter Filho

Unknown disse...

Oi Walter, Obrigado pelo comentário. Que Deus lhe abençoe sempre.